Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A HISTÓRIA DO ESTRADA 55



A HISTÓRIA DO ESTRADA 55
pelo seu autor
RICARDO LOUREIRO


ESTRADA 55 - 6 anos em plena atividade !!!


"Estrada 55" é um projeto que divulga a cena independente autoral de vários estilos e classes sociais idealizado pelo jornalista, divulgador cultural e pesquisador musical Ricardo Loureiro. Sua primeira edição aconteceu dia 6 de agosto de 2004, no Espaço Rhema (uma livraria desativada), em Copacabana.

O "Estrada 55" tem apresentado ao público vários artistas de MPB, bandas e poetas em estabelecimentos como Teatro Municipal Café Pequeno (Leblon), Teatro Noel Rosa (UERJ Maracanã), Universidade Estácio de Sá (Copacabana), Espaço Cultural Compositor Adelino Moreira (Campo Grande), Lapa 40 Graus (Lapa), Espaço Rio Carioca (Laranjeiras), Studio Audio Rebel (Botafogo), Livraria Baratos da Ribeiro (Copacabana) e em bares e restaurantes como Madame Vidal (Botafogo), Clan Café (Cosme Velho) entre outros.

Também foram produzidos 84 programas "Estrada 55", com músicas e entrevistas ao vivo, com duração de 3 horas cada um, transmitidos pela rádio web da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, durante 2 anos e meio. Durante esse período o programa foi retransmitido simultaneamente pela www.eversonpaladini.com.br/fm e também pela FM 95.1 em Santa Catarina. O programa retornará pela rádio web ARWTV (http://www.arwtv.com.br/). Em 15 de julho de 2010, o "Estrada 55" ganha a sua versão on-line com 24 horas no ar, apenas com músicas independentes autorais de vários estilos, que podem ser ouvidas pelo http://estrada55.blogspot.com/ ou www.dnip.com.br/link/estrada55.wmx .

Em novembro de 2008, o projeto "Estrada 55" é aprovado pela Lei do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços do Estado do Rio de Janeiro e passa a ser reconhecido como um evento público e cultural. Porém, o projeto, até o presente momento, está sem patrocinadores e continua dentro da data de validade para captar recursos dentro da lei de incentivo. Interessados poderão fazer contato pelo celular (21) 9692.2329.

Os objetivos do projeto, entre outros, são o de fortalecer a cena independente e projetar grandes talentos na área musical de todas as classes sociais; fazer cultura, criar opções artísticas para o público; levar a cultura e o artista independentes ao povo; informar ao público e aos formadores de opinião sobre as novas tendências musicais e artísticas que estão acontecendo; estabelecer uma nova opção de entretenimento e cultura no Rio de Janeiro; projetar e lançar o artista independente introduzindo um novo produto cultural no mercado; formar novas platéias; colaborar com a democratização dos meios de comunicação de massa; solidificar a marca “Estrada 55”, que já vem com sucesso atuando no cenário alternativo.

A ideia do "Estrada 55" surgiu com mais força em 1993/1994, quando Ricardo Loureiro participava de grupos que produziam e editavam jornais independentes (nessa época, assinava com seu outro sobrenome, Ricardo Pereira Guimarães). Em 1997, surgiu o jornal independente "Na Estrada Zine", produzido e editado por Ricardo Loureiro, cujo foco principal era a divulgação de artistas independentes autorais. Sua distribuição gratuita (incluindo uma mala-direta pelos Correios) era tão ampla que, por mês, eram enviadas ao jornal centenas de cartas com material inédito de todo o país (zines, livros, K7, jornais, poemas, fotografias, etc). Em 2000, o jornal para de ser produzido e uma de suas colunas, "Rolando Por Aí...", torna-se um informativo impresso de 1 página, porém, em 2002, o informativo passa para a Internet e é criado o grupo "Rolando Por Aí..." no Yahoo http://br.groups.yahoo.com/group/rolando_por_ai/ com o mesmo objetivo, isto é, de divulgar artistas independentes.

Com o grupo em pleno vapor, os contatos com muitos outros artistas independentes em plena atividade, aumentam bastante. E em 6 de agosto de 2004, o "Estrada 55" chega ao seu formato ao vivo com o nome "Rolando na Estrada", com eventos que variam de 1 à 6 horas de duração, alcançando a marca, até o momento, de aproximadamente 80 eventos produzidos, que deram oportunidade para centenas de artistas independentes autorais divulgarem seus projetos e se expressarem da forma que achassem melhor.

O perfil e o grupo "Estrada 55" no Orkut, entraram no cenário em 2005. Em seguida, chegam o Palco Principal, o My Space, o Fotolog, o Face Book... e este Blog (http://estrada55.blogspot.com/). O YouTube aparece com força total quando Ricardo Loureiro começa a gravar seus próprios eventos, grava entrevistas, seu programa na web rádio, eventos e shows de outros produtores e passa a posta-los, mesmo sem edição, em suas páginas www.youtube.com/estradacincocinco (shows e eventos do "Estrada 55") e www.youtube.com/ricardocincocinco (produções diversas e cenas do cotidiano). Atualmente, podem ser visualizados centenas de vídeos que fazem parte do "Arquivo Estrada 55", no YouTube, por pesquisadores, curiosos, fãs e admiradores dos artistas independentes.

Entendemos por músico independente aquele que patrocina, ele próprio, todo a produção de suas próprias canções (CD, arte, divulgação, shows, etc) e portanto não é contratado de nenhuma gravadora.

Para enviar seu CD com release o endereço é Caixa Postal 44001 - CEP 22062-970 - Rio de Janeiro, RJ, ou envie, no mínimo, 3 gravações no arquivo MP3 com o nome do artista, banda ou grupo, nome das músicas, seus autores, release ou link com informações sobre o artista pelo e-mail ricardoloureiro55@globo.com .

Quem tiver um espaço para shows e tem interesse em fazer uma parceira conosco ou quiser contratar os trabalhos do "Estrada 55" basta fazer contato pelo celular (21) 9692.2329 ou pelos e-mails ricardoloureiro55@globo.com ou ricardoloureiro55@gmail.com . Mais informações e fotos no http://estrada55.blogspot.com/ ou www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5297705213155126123&rl=t .


ESTRADA 55
Idealizador do Projeto
Produção e apresentação
RICARDO LOUREIRO
Jornalista, Divulgador Cultural
ricardoloureiro55@globo.com
(21) 9692.2329

Mais informações
www.rolandonaestrada.kit.net/rolando_na_estrada/
www.youtube.com/estradacincocinco
www.youtube.com/ricardocincocinco
www.myspace.com/estradacincocinco
www.orkut.com.br/MainProfile.aspx?uid=11824534089086838438
http://estrada55.blogspot.com/
www.fotolog.com/rloureiro55
http://palcoprincipal.sapo.pt/user/ricardoloureiro
Facebook

2 comentários:

Novos Uivos disse...

Essa estrada é muito boa, nela só andamos/uivamos a mil por hora. ehe
AAAAAUUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Parabéns, nosso amigo. Vc merece!!!
Tâmo juntos.
:)
Carlos Rafael e Barbara Jovanholi.
Pazzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Luciano Terra disse...

Venho acompanhando o trabalho do Ricardo já tem um bom tempo. Esse cara é mesmo muito persistênte e focado em seu objetivo. Constantemente oferece aos músicos e público, oportunidares únicas.
Falo por todos da música brasileira: obrigado.

ps: Ricardo, tem muita música nova no site. (baixa lá os mp3) Tem a mais nova "Agora eu Sei" www.lucianoterra.com.br